O transporte de ônibus é um dos serviços públicos mais importantes no país, que movimenta cerca de 140 milhões de usuários por ano.
Esse é o principal meio de movimentação coletiva, com viagens intermunicipais, estaduais e até internacionais. Somente as viagens interestaduais são responsáveis por, aproximadamente, 95% dos deslocamentos.
O Brasil possui uma malha rodoviária de quase 1,8 milhões de km, desses 146 mil são asfaltados. Com tudo isso, um sólido sistema de transporte rodoviário de passageiros é imprescindível.
São milhares de ônibus e dezenas de empresas autorizadas que fazem viagens com milhões de passageiros por ano. Tudo isso requer muita segurança e organização.
As empresas devem estar de acordo com todas as regulamentações exigidas pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, desde a documentação como a manutenção de seus veículos. Esses são parte essencial do transporte de ônibus no Brasil.
A segurança dessa modalidade de transporte está no bom estado dos veículos, no seu conforto e na qualidade de serviço da empresa.
O passageiro é o bem mais precioso da empresa de transporte. Há vários direitos que não devem ser negados aos usuários, como por exemplo:
- ter liberdade de escolher entre os serviços oferecidos;
- pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;
- garantia de sua poltrona no ônibus, como especificado na sua passagem;
- ser atendido com total respeito por qualquer funcionário da empresa de ônibus e afins;
- ser auxiliado no embarque e desembarque, principalmente, crianças, idosos ou com pessoas dificuldades de locomoção.
Os passageiros idosos são protegidos pela Lei e tem até uma cartilha que deixa claro seus direitos no transporte de ônibus.
Os passageiros também têm alguns deveres. Um dos mais importantes é zelar pela conservação dos bens e equipamentos por meio dos quais lhes são prestados os serviços. Existem algumas situações que o usuário pode perder seu direito de embarcar no ônibus:
- apresentar alguma alteração no comportamento como, por exemplo, embriaguez;
- portar objetos como arma, sem autorização;
- transportar ou embarcar com produtos considerados perigosos pela legislação de transportes;
- comprometer a segurança, o conforto ou a tranqüilidade dos demais passageiros.
Esses direitos e deveres deixa claro que o transporte em ônibus é uma troca de respeito entre empresa e passageiro. O bom andamento e consolidação dessa troca faz o transporte de ônibus no Brasil ser tão importante.
Texto retirado do site:
http://www.passagem-em-domicilio.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário