Em uma discussão em sala de aula, percebemos que as cidades de Turim e Barcelona passaram por várias transformações antes de sediar os Jogos olímpicos de Inverno em 2006 e Olímpiadas de Inverno em 1982, respectivamente. A grande questão é se elas souberam aproveitar essa oportunidade para desenvolver e ficar conhecida mundialmente como bom exemplo.
Dentre diversas cidades e países que já sediaram eventos importantes, essas duas se destacam.
Turim:
Em Turim eles não aceitaram os jogos simplesmente do jeito que eles são (eles não investiram simplesmente para conseguir sediar, eles foram além, eles investiram para melhorar e muito a cidade. A idéia principal foi usar as olimpíadas como um motivo para o crescimento, em todos os sentidos (cultural, infra-estrutura de transporte, hotelaria…), da cidade. E hoje, Turim é completamente diferente da cidade "sem nada" de antigamente.
Barcelona:
“ Um olhar para o local, e não para o evento, fez com que em 6 anos, Barcelona se transformasse na cidade mais moderna da Espanha. ”
Barcelona, hoje, recebe 3 vezes mais visitantes do que a própria população local. E isto é o reflexo de como os investimentos (muitas vezes questionados) do pré-jogos foi importante para o crescimento da cidade.
A poucos dias, Barcelona publicou que gostaria de sediar os jogos em 2022, 30 anos após sediar o primeiro. Se isso ocorrer, ela será a primeira cidade a sediar 2 vezes os jogos olímpicos. E com esse interesse conseguimos perceber o reconhecimento que esse crescimento tem para uma cidade e seus governantes.
Conseguimos perceber que as duas tem um ponto em comum: o olhar para o futuro, o investimento que não deve ser momentâneo e o saber fazer!
Quem sabe o Brasil não os pega como exemplo....tomara!